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Ateliê da Nata Blog O artesanal é o novo luxoReunimos alguns textos interessantes que falam de um novo luxo, contemporâneo, onde o artesanato vem ganhando espaço sobretudo devido a mudança de comportamento dos consumidores, cada vez mais conscientes, quanto à valorização da exclusividade e valor cultural do que é feito à mão, como os doces portugueses artesanais do Ateliê da Nata. Confira a seguir o que se fala sobre este assunto.

Segundo a publicação “CO 3 – ARTESANATO: ARTE POPULAR OU O NOVO LUXO?“, de Ana Carla Andrade Luz e Dra. Emanuelle Kelly Rodrigues da Silva, o artesanato está presente em todas as culturas. No Brasil não é diferente, e em praticamente todas as cidades brasileiras é visto em suas diferentes formas, sinônimo de diferenciação e de estilo, características presentes no mercado de luxo.

Os artigos de luxo sempre fizeram parte do sonho de consumo das pessoas. Seja pelo alto valor monetário agregado que possuem, a exclusividade implícita ou ainda pelo alto status associado a eles, tais produtos de luxo sempre definiram as categorias de classes. Seus consumidores buscam algo mais que o utilitarismo desses produtos, buscam prazer e prestígio.

No entanto, para que os produtos, de fato, mostram o grau de sofisticação e exclusividade de seus consumidores, não bastam ser caros ou exóticos, mas denotar um caráter individual, com identidade própria, únicas, feitas sob medida, artesanalmente (MELO; VALENÇA, 2010). Nesse sentido, Silva (2011) afirma que a produção artesanal se insere naquilo em que a produção industrial não consegue preencher, ou seja, na identificação individualizada e simbólica do objeto do desejo.

O artesanato, diferentemente da produção industrial em série, é uma arte carregada de cultura, simbolismo e exclusividade e seu valor social e cultural agregado são valorizados por seus consumidores.

Nos aspectos comerciais o artesanato também está sujeito às fortes disputas existentes em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, inundado pelos produtos artesanais de baixo custo vindos da Ásia (CRISE…,2015). Como fator distintivo, faz-se necessário o surgimento de produtos com um diferencial extra, uma singularidade com características exclusivas e uma história própria capaz de competir com diversos outros produtos, não por meio apenas de custos, mas de valores agregados que conseguem seduzir o consumidor.

Neste sentido, as pessoas já estão começando a se desvencilhar destes conceitos imediatistas. Elas agora buscam por produtos com alto valor cultural e social agregados. Produtos exclusivos tanto em seus estilos quanto em seus conceitos, feitos com exclusividade e tradição. Atributos que se encaixam perfeitamente no caráter dos produtos artesanais feitos à mão (MELO; VALENÇA, 2010).

Hoje em dia já se fala em um “novo luxo” ou luxo contemporâneo. Um luxo que não depende de uma grande marca por trás de seus produtos, e cujos adeptos possuem capital cultural suficiente para identificá-lo em seus detalhes mais “preciosos”. Essas pessoas entendem o caráter social de um produto como fator de destaque e superioridade intelectual (MACHADO, 2006), inclusive dizendo não a tudo que é ostentação ou puro exibicionismo.

Existe algo mais atraindo as pessoas que buscam produtos feito artesanalmente. O fato de passarem longe das esteiras computadorizadas e dos impessoais processos em larga escala, trazem um charme a mais a esses itens, não somente por ser um produto exclusivo, mas por ter sempre uma história para contar. Nada como o toque humano para dar significado às coisas. Nada como nossa criatividade para reinterpretar ideias, mudar pontos de vista e provocar novas emoções, reflexões e transformações. São produtos com alma! Renda-se ao luxo artesanal!

LUXO TRADICIONALLUXO CONTEMPORÂNEO
Membros de família tradicional, socialites. Herdeiros de títulos e de grandes fortunas.Profissional bem-sucedido em qualquer área de atuação, conceituado pelo seu conhecimento e valor pessoal.
Valorização da marca nas roupas. Preciso me vestir com grifes, para mostrar quem eu sou.Valorização das roupas sem marcas, em prol dos tecidos, e das grifes que levam em conta a sustentabilidade. Não preciso de rótulos para dizer quem eu sou.
Ostentação.Elegância com simplicidade.
Viagens para comprar, ver e ser visto. Nova York, Miami, Londres e Paris.Viagens sensoriais, levando em consideração o emocional. Camboja, Vietnã, Machu Picchu, Amazônia e Fiji.
Ser convidado para se sentar na primeira fila dos desfiles de moda e ser o centro das atenções.Sentar na primeira fila dos desfiles virou over. Chique é ser convidado para se sentar na primeira fila e sentar na terceira ou quarta fila dos desfiles, valorizando o anonimato. Não preciso mais aparecer para dizer quem sou.
Festas de casamento cinematográficas com mil convidados.Festas de casamento simples, apenas com os melhores amigos.
Valorização do morar em mansões enormes, em bairros tradicionalmente nobres, com inúmeros funcionários.Valorização do morar em apartamentos (buscando segurança), não tão grandes, mas aconchegantes. Poucos funcionários. Em bairros perto das escolas dos filhos e próximo do local de trabalho.
Imóveis com significação pessoal: vista deslumbrante, pomar no jardim.
Restaurantes caros e exuberantes, com chefes famosos. Ser visto nos restaurantes da moda é mais importante do que a própria comida.Restaurantes pequenos, fora do eixo dos grandes centros urbanos, com comidas feitas de maneira artesanal, sem conservantes, orgânica, com produção que respeita o meio ambiente, ou que traz memórias afetivas.
Lutar para sair nas colunas sociais.Recusar sair nas colunas sociais.
Valorização do trabalho. Passo muitas horas no meu trabalho, além de trabalhar os finais de semana. Eu sou insubstituível. A empresa não vive sem mim. Trabalho centralizador.Valorização da minha família. Passo muitas horas com a minha família e os meus amigos. Viajo nos finais de semana. Eu sou apenas mais um na empresa. Trabalho em equipe e descentralizado.

E você, com qual tipo de luxo se identifica mais? Deixe nos comentários sua opinião sobre os produtos artesanais.

Fontes:

http://www.coloquiomoda.com.br/coloquio2017/anais/anais/edicoes/12-Coloquio-de-Moda_2016/COMUNICACAO-ORAL/CO-03-Cultura/CO-03-ARTESANATO-ARTE-POPULAR-OU-NOVO-LUXO.pdf

https://harpersbazaar.uol.com.br/estilo-de-vida/o-novo-luxo-em-tempos-de-pandemia/

http://www.1-18project.com/o-luxo-artesanal/

https://books.google.es/books?id=j9las0Xtnd8C&pg=PT15&lpg=PT15&dq=comida+artesanal+e+o+luxo&source=bl&ots=QmFhR_CJNU&sig=ACfU3U1z1RbQgog_zeTFkhK95SA4m4s1sg&hl=es&sa=X&ved=2ahUKEwioy-3Dvo7sAhU1CWMBHRSSC1YQ6AEwC3oECAEQAQ#v=onepage&q=comida%20artesanal%20e%20o%20luxo&f=false
(O Mercado do Luxo No Brasil, Claudio Dinizjun. de 2015, Editora Seoman)

http://tambiensomosamericanos.com/comida-artesanal-que-es-realmente/

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